top of page
Buscar
  • Centro Kennedy

Nosso melhor guia para o crescimento da sua Carreira Profissional

Empresas buscam por mão de obra qualificada

Embora todos reconheçam que, na maioria das empresas, os resultados estão diretamente ligados à capacidade dos profissionais em que nelas atuam, poucas são as organizações que dão a atenção necessária a esta questão, geralmente negligenciando o desenvolvimento potencial de seus recursos humanos.


A busca e a retenção de profissionais qualificados tem sido um dos maiores desafios das organizações, sobretudo no momento atual da economia brasileira, marcado pelo crescimento econômico, boas oportunidades de mercado e falta de mão de obra qualificada – como podemos observar, por exemplo, nos baixos patamares históricos da taxa de desemprego.


No setor primário, em que o negócio não tem muitas vezes um planejamento estratégico elaborado e consolidado, tal questão merece ainda mais destaque, uma vez que são raras as iniciativas de capacitação e apoio ao desenvolvimento dos profissionais, além da profissionalização da gestão de negócios comumente familiares, como vimos em outro artigo recente. Envolver as pessoas nas definições das metas do negócio e fazer com que participem da análise e da avaliação das perspectivas futuras, se comprometendo com os resultados, pode ser, como temos constatado, um importante método para que a empresa cresça de modo sustentado, se destacando no mercado. De modo geral, as pessoas, em menor ou maior grau, estão sempre em busca de crescimento e as metas, quando bem definidas e factíveis, podem motivá-las a acelerar este amadurecimento. Nesse sentido, uma gestão profissional permite, na maioria das vezes, a formação de equipes que mantenham desempenhos superiores, proporcionando resultados não só para o indivíduo como também para a organização como um todo.  Prova disso é a matéria publicada na Revista Exame deste mês, sobre uma das primeiras fazendas do país com foco em produção pecuária a implantar um sistema de gestão estruturado, contemplando estabelecimento de indicadores, metas, planos de ação e controle sistemático, com apoio de uma consultoria especialista em gestão. 


Com o título “Até os peões têm meta”, a matéria revela que o envolvimento, o comprometimento e a capacitação da mão de obra, aliados a um planejamento estratégico de longo prazo e à participação nos resultados, foram fatores fundamentais para que o negócio atingisse padrões de excelência em desempenho e alta lucratividade. Ainda que muitos não dêem a devida importância para este assunto, poupando investimentos no curto prazo, é possível perceber que há um considerável aumento de custo devido à baixa produtividade, falta de qualidade e alta rotatividade. Dessa forma, capacitar funcionários é um investimento com retorno garantido para a empresa, influenciando significativamente os seus resultados e o seu crescimento. Ampliar o nível de desenvolvimento dos funcionários pode levá-los a atender as necessidades específicas de uma empresa, direcionando-o aos resultados esperados.


O investimento na educação e na qualificação das pessoas auxilia as empresas a atingir seus objetivos e, ao mesmo tempo, proporciona empregos com melhores condições, gerando mais riquezas para a sociedade. Qualquer organização deve estabelecer um processo de capacitação dos profissionais e acompanhamento do seu desempenho, pois, com o constante aumento da competitividade entre as empresas, torna-se cada vez mais importante a formação de equipes de elevado desempenho, aptas a resolver problemas e contribuir para os resultados do negócio.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page